Felipão sugere que existiu racismo no Cruzeiro

Publicado por em ter, 15/10/2013 em Estamos de olho, Seções

Estamos de olho

Nação, estamos estreando a seção Estamos de Olho, no Bloguerreiro. Este espaço pretende ficar de butuca na imprensa para não permitir que matérias tendenciosas lesem o clube, confundam e manipulem o torcedor.

Hoje falaremos de uma matéria que foi ao ar domingo, no Esporte Espetacular da Rede Globo, sobre o goleiro Jefferson, do Botafogo. Ali, houve uma declaração, no mínimo, infeliz do técnico da Seleção Brasileiro Luiz Felipe Scolari, que treinou o Cruzeiro quando o goleiro subiu das categorias de base. Veja o que ele disse:

- Uma pessoa lá do departamento amador (do Cruzeiro) tinha contratado um outro goleiro de Londrina, um alto e loiro. E o Jefferson é preto, grandão. Eles tinham mais predileção para colocar o outro goleiro, porque achavam mais interessante. Eu achava que o Jefferson tinha muitas qualidades, e ele continua mostrando até hoje. Tinha para mim que era o goleiro que eu deveria apostar. E hoje se encontra comigo na Seleção. É sinal que não errei naquela escolha – lembra o técnico.

Leia a matéria na íntegra aqui. Felipão revela preconceito quando promoveu Jefferson ao profissional

Nesta declaração, Felipão deixa implícito que houve racismo com Jefferson. Mas procurando em meus alfarrábios, sou capaz de lembrar inúmeros fatos. Casos clássicos, como o do goleiro Dida, que também é negro, grande e desconhecido. Chegou ao Cruzeiro, foi titular de cara e tornou-se um dos maiores ídolos do clube. Querem outro caso? Gomes, que é da mesma geração de Jefferson, também é negro e foi titular e campeão de tudo no Cruzeiro.

Existem vários motivos para um jogador ser preterido em relação ao outro, mas a cor da pele imagino que não seja. Ao menos no Cruzeiro não. A nossa história desmente o que o técnico da Seleção está sugerindo. Querem mais exemplos? Na mesma época em que Jefferson subiu do profissional, subiram também Maicon, Luizão e Jussiê. Todos negros. Se Jefferson não teve espaço foi por questões técnicas. Lembram-se da final da Copa dos Campeões de 2002? Graças às falhas dele, o Cruzeiro perdeu para o modesto Paysandu a chance de disputar a Libertadores de 2003. Imaginem se tivéssemos disputado a Libertadores com aquele timaço?

Se ele hoje evoluiu e chegou à Seleção são outros quinhentos. Méritos dele. Mas na época, havia gente melhor que ele para ocupar o gol, por isso ele não teve espaço.

Espero que o Felipão se desculpe com o clube. Ele não citou nomes, logo, institucionalizou a situação. Se ele quis contar essa história para supervalorizar a sua escolha, saiba que ele foi muito infeliz.

De agora em diante estaremos sempre de olho no que veicula a imprensa para defender o Cruzeiro e instruir o leitor.

Se você tiver alguma sugestão de matéria para esta seção, envie email para bloguerreirodosgramados@gmail.com

ESTAMOS DE OLHO!!

Saudações Celestes!!!

Compartilhe

20 comentários

  1. Ely F. Almeida

    É Felipão, cagando no prato que comeu!!!
    O Pedro Paulo era loiro, O Evaldo era loiro, o Wanderlei era loiro também! O Ramires então, é loiro de olhos azuis!!!
    Não vou aqui ficar citando jogadores negros que foram ídolos do Cruzeiro e que nos deram muito orgulho…
    Ah! Felipão deve estar tomando chimarrão com data de validade vencida.
    Em tempo: O Dedé também é loiro de olhos verdes!

  2. Giba

    Por que Felipão não explica a não convocação do Alex Talento Azul para a Copa em 2002? Tomara que afunde junto com essa merda de seleção dele.

  3. Mulholland

    O Cruzeiro é racista sim. Provas? Dispensou o excelente zagueiro Rafael Donato sem motivo nenhum, contratou, para a vaga dele, o branco Dedé e tirou o negro Paulão da titularidade. Sandro Silva, outro jogador negro que brilhou no Cruzeiro perdeu a vaga para o fraco Lucas Silva. Élber, diamante azul/negro da base, também é preterido, por causa de supostas “lesões”. Em seu lugar, joga o branco Éverton Ribeiro, que não justificou sua titularidade absoluta.Ramires sempre teve destaque em todos os times que jogou antes de ir para o Cruzeiro, onde nem teve chances, por causa da cor.

    William Andem, goleiro titular absoluto entre 1994 e 1996, perdeu seu lugar para o ariano Dida, branco, loiro, de olhos azuis, que nunca substituiu o camaronês à altura.

    Dirceu Lopes, outro negro, nunca teve destaque no time. O racismo institucionalizado no Cruzeiro foi o que causou sua não-convocação para a Copa de 70, apesar da vontade da CBF de levá-lo ao México. Em seu lugar, Cruzeiro promoveu a convocação do branco Tostão, que não tinha qualquer talento.

    É evidente que o Cruzeiro é um time de racistas fascistas italianos que “não tiveram que fazer ‘vaquinha’ para comprar um campo” no bairro mais nobre da capital no início do século passado.

  4. Oseias Fox

    Eu torço contra essa Seleção de merda desde antes da Copa de 1994 quando o Pé de Uva não queria levar Ronaldo pra levar o Craque Viola, levou com a pressão da imprensa, mesmo assim o garoto não entrou em nenhuma partida, e o Viola ele colocou no ultimo jogo contra a Itália. Ainda bem que ele não fez gol.

  5. EliasAlmeida

    Valeu Pc , obrigado

  6. EliasAlmeida

    Sinceramente Pc eu acho que voce devia postar , um post motivocional , estamos a vespera do jogo e temos que carregar esse time
    O Cruzeiro não pode perder esse titulo , vamos la China azul vamos enche a toca 3 incentivar esse time ate a ultima Gota de sangue

  7. bernardo araujo

    Manda esse Felipão para o inferno. Ganhou o que no Cruzeiro? Porra nenhuma. Só agora vai falar sobre isso ? Pq não denunciou na época, hein ? Isso é falta de matéria, de pauta, por isso … Depois que o Luiz Fernando Lima saiu da direção do departamento de esportes da TV Globo, a coisa tá desandando.

  8. Oscar Simplício

    Vi essa reportagem e achei que ela foi tendenciosa.E vou te falar, estou deixando de assistir alguns programas devido a não ter parcialidade.

  9. Paulo

    Na minha opinião este blá, blá, blá de racismo não passa de mais uma manobra da CBF com o Felipão com o intuito de desestabilizar o Cruzeiro rumo ao tri. Vejão alguns motivos:
    1- Há quanto tempo não temos jogadores convocados para a seleção.
    2- Convoca o Dedé em um momento crítico do campeonato.
    3- Solta uma acusação de racismo do Cruzeiro no mesmo momento.

    Está na hora do nosso acessor de imprensa fazer alguma coisa, não acham?

  10. Achei muito bacana a criação desta seção.
    E o texto ficou muito bom e esclarecedor.
    Parabéns, PC! abs

  11. Tarcisio

    PC, bom texto!

    Jefferson era ruim demais. Inclusive, lembro que ele foi afastado por Vanderley Luxemburgo por deficiência técnica, logo quando o técnico chegou ao Cruzeiro.

    Os fatos relatados por você também me recordo.

    Até onde eu sei, realmente não houve racismo.

  12. Rodrigues

    Engraçado esse Felipão, posso estar enganado, mais acho que esse goleiro alto, branco seria o Gatti, ou o próprio Fábio!

    Alguem de vocês sabe quem seria?

  13. Andre

    Parabéns,muito bacana a iniciativa.Precisamos mesmo ficar de olho nessas declarações e veículos de comunicação mal intencionados.
    Quanto ao Felipão para mim,não passa de falastrão.Veremos se terá humildade de reconhecer o erro e se desculpar.

  14. Robert Tavares

    Acho que este assunto apareceu mais pq o Jefferson é um goleiro negro que pode disputar a copa de 2014 no Brasil, assim como Barbosa na copa de 1950. Muitos dizem que este foi execrado por ter tomado o 2° gol do Uruguai na final mais por ser negro do que propriamente ter falhado no lance. De qualquer forma as declarações foram muito infelizes e o Cruzeiro deveria solicitar explicações do técnico, pois está colocando em xeque uma instituição quase centenária que sempre abrigou minorias. Afinal, surgiu pelas mãos de imigrantes italianos discriminados pelo então clube da elite de BH.

  15. Fernando Charres

    Lança um canal do bloguerreiro PC que tal ? kkkk

  16. Fernando Charres

    Para ser sincero nem vejo globo mais… vejo poucas coisas na tv, está ficando sem graça com tantos “queridinhos”.

  17. Brunokin

    PC, acho interessante defender o cruzeiro com esta coluna.Mas acho desnecessário ficar falando algo dito em entrelinhas isso não irá prejudicar o time, e tambem não é necessário ficar provando que A ou B é negro. O que me preocupa é o andamento do time, como a imprensa incitar a perca de mando do time.

    • P.C.Almeida

      Brunokin, eu sabia que apareceriam comentários como o seu. Mas veja bem, esta seção não é temporal. Falaremos sobre essa questão dos mandos de campo mais a frente.

    • Rodrigues

      O negocio é o desrespeito com a instituição

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>